O QUE É CÂNCER

Definição de Câncer

O câncer, também conhecido como tumor maligno ou neoplasia, é uma doença que apresenta como característica principal o crescimento desordenado das células aberrantes de nosso organismo.

O câncer ocorre quando as células de determinado órgão passam a crescer de forma desordenada e incontrolável. Como conseqüência da divisão e crescimento celular desordenados há formação de uma massa de tecidos, o nódulo ou tumor. Essas células apresentam outras características peculiares, como a capacidade de invasão de outras estruturas, de desprendimento e migração através da corrente sanguínea para outros lugares do organismo e também capacidade de auto-nutrição, tornando-se independentes.

Fatores carcinogênicos

Fatores biológicos (agentes virais e bacterianos): pessoas que não herdaram genes mutados podem desenvolver câncer devido a alterações genéticas provocadas por certas infecções por vírus ou bactérias, tais como:

  • - Hepatite B ou C: - câncer hepático
  • - Papiloma-vírus: câncer de útero e pênis
  • - Epstein Barr: linfoma de Burkitt e câncer de nasofaringe
  • - Bactéria Helicobacter Pylori: câncer de estômago

Agrotóxicos: quando o corpo é exposto a pequenas doses diárias de inseticidas como o BHC e DDT (uso caseiro ou contaminação de frutas, legumes e cereais nas lavouras) ao longo dos anos. Esses e outros agrotóxicos acumulam-se em glândulas (como o fígado, as glândulas mamárias, a próstata, os testículos, etc.) e no sangue, e ao atingir certos níveis, causam mutações genéticas que podem resultar em câncer de mama, de próstata, de ovário, etc.

Poluentes Atmosféricos: presentes na fumaça do escapamento de veículos movidos a óleo diesel, gasolina e álcool, pó de amianto, químicos presentes nas tintas e vernizes, entre outros, também podem atuar como um dos fatores para o desenvolvimento de diversos tipos de tumores malignos.

Alcoolismo e Tabagismo: indivíduos que bebem diariamente e/ou fumam, aumentam em até 60% suas chances de desenvolver câncer de pulmão, câncer de estômago, de fígado, câncer de laringe e boca, câncer de bexiga ou próstata.

Hábitos Alimentares: uma alimentação rica em gorduras e frituras e pobre em verduras, frutas e cereais integrais também predispõe a diversos tipos de cânceres, como os de intestino, mama, fígado, testículos.

Exposição prolongada ao sol: principalmente na infância e na adolescência pode resultar em câncer de pele e melanoma (um tipo mais agressivo de câncer de pele) na idade adulta.


REDES SOCIAIS

BLOG CLINIONCO